domingo, 24 de fevereiro de 2008

Achadas pegadas de 20 mil anos

Sidney - Centenas de pegadas de um grupo primitivo foram descobertas nas proximidades dos lagos Willandra, na Austrália, região considerada patrimônio mundial pela Unesco. Preservadas sob camadas de solo, por cerca de 20 mil anos, as pegadas mostram o que seriam a animada caminhada de adultos [sic], adolescentes e crianças ao longo de um riacho, provavelmente seguindo a trilha de animais. A datação das pegadas fossilizadas foi anunciada em estudo publicado ontem no Jornal da Evolução Humana.
A descoberta ocorreu em agosto de 2003, no leito seco de um antigo lago por alunos nativos. Estima-se que o grupo tivesse de oito a dez pessoas. As pegadas mais curiosas são as que indicam alguém com uma só perna.
Correio do Povo, 23.12.2005.


***

No inverno de 2004, um professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em um momento de humor espirituoso, comentou que o verdadeiro motivo pelo qual os homens caçavam era a diversão.



Podemos, então, imaginar um grupo primitivo de oito a dez homens, há 20 mil anos atrás, chegando embriagados quase ao nascer do dia, após uma noite inteira de diversão. Talvez até estejam entoando algumas canções... na boca, o hálito forte de determinada bebida fermentada; nas mãos, apenas um sagüi.
A penúria do resultado da caça aliada ao hálito forte de uma determinada bebida fermentada e a um surto de fúria feminina (na época, ainda incompreendido por nossos antepassados) desencadeou o inevitável.
Em um tempo em que não havia embalagens plásticas com bolinhas para serem estouradas, os ânimos acirravam-se com mais facilidade.

... e a briga fora feia...

Não devemos ser duros no julgamento dos tempos passados. As relações humanas (primitivas?) eram tão ou mais complicadas para eles do que o são, hoje, para nós. Definitivamente, atualmente temos mais informações do que eles. Mesmo assim, para alguns de nossos contemporâneos, certas coisas (como o surto de fúria feminina, por exemplo) permanecem tão incompreensíveis quanto naquele tempo.

Quando os representantes do frágil segmento masculino estavam prestes a chegar à curva do riacho, um dos mais jovens e impulsivos viu que uma das mulheres o observava. Então, fez o que, para eles, era considerado um grave insulto aos desafetos: andou em uma perna só...

... a briga fora mesmo feia...

Nenhum comentário: